domingo, 13 de setembro de 2009

São Gonçalo do Sapucaí-MG

São Gonçalo do Sapucaí
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de São Gonçalo do Sapucaí

""


Brasão
Bandeira
Hino
Aniversário
31 de Maio
Fundação
2 de março de 1743
Gentílico
sãogonçalense (correto etimologicamente: sapucaiense)
Lema
Prefeito(a)
Benedito Álvaro Cunha (Dito Cunha) (PTC)(20092012)
Localização

21° 53' 31" S 45° 35' 42" O21° 53' 31" S 45° 35' 42" O
Unidade federativa
Minas Gerais
Mesorregião
Sul/Sudoeste de Minas IBGE/2008 [1]
Microrregião
Santa Rita do Sapucaí IBGE/2008 [1]
Região metropolitana
Municípios limítrofes
Campanha, Cordislândia, Careaçu, Monsenhor Paulo, Turvolândia
Distância até a capital
340 km
Características geográficas
Área
517,974 km²
População
23.627 hab. est. IBGE/2009 [2]
Metro
{{{população_metro}}} hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade
46,9 hab./km²
Altitude
906m m
Clima
Não disponível
Fuso horário
UTC-3
Indicadores
IDH
0,769 médio PNUD/2000 [3]
PIB
R$ 203.473 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita
R$ 8.479,00 IBGE/2005 [4]


São Gonçalo do Sapucaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Às margens da Rodovia Fernão Dias, está localizada no Sul do Estado, região que tem ganhado, cada vez mais, destaque nacional.
O nome São Gonçalo, é homenagem ao Santo português, São Gonçalo de Amarante, o qual é padroeiro da cidade; Sapucaí, nome de origem indígena, significa "Rio que grita", e o rio de mesmo nome, Rio Sapucaí, passa próximo à cidade, daí o batismo da cidade com esse nome. Sua população estimada em 2007 era de 22.751 habitantes.
Apresenta em sua história importantes personagens como Barão do Rio Verde, Raimundo Correia e Bárbara Heliodora.


HISTÓRIA

No chamado Ciclo do Ouro no Brasil Colônia das minas auríferas "Ouro Fala" e "Santana do Sapucaí", às margens do Rio Sapucaí, surge, no ano de 1743, o Arraial que mais tarde seria a cidade propriamente dita, cujas terras foram descobertas por Dionísio da Fonseca Reis. Inicialmente sob o nome de São Gonçalo da Campanha do Rio Verde, a aglomeração urbana só viria a receber o nome de São Gonçalo do Sapucaí em 1878 quando é elevada a Vila (o mesmo que município em nossos dias). Na época de sua fundação mais de 40 mil km³ de terras auríferas foram desmontadas, revelando, de acordo com cálculos, ao menos 40 toneladas de ouro sob o peso de inúmeras vidas de escravos, em uma cidade que se povoou da periferia para o centro. Sob o comando de empresas mineradoras francesas e inglesas, a cidade ganha destaque, tendo recebido inclusive a visita da Princesa Isabel e do Conde d'Eu; Conde esse que possuía terras no município e possui parte do seu inventário de terras nos acervos da Casa da Cultura da cidade.

[editar] INDÚSTRIAS E COMÉRCIOS


Após o ciclo do ouro, ganharam importância as atividades agropecuárias, que em meados da década de 90 produzia mais de 80 mil sacas de café por ano e 18 milhões de litros de leite. A agropecuária ainda apresenta um pólo para a cidade que também possui indústrias de participação regionais e nacionais. Com a implantação do SENAI a cidade passa a investir nas indústrias para voltar a crescer e automaticamente o crescimento outros setores como comércio e serviço acompanharam esta nova etapa para a cidade. São inúmeras micro empresas de setor têxtil, além de uma filial dos Laticínios Vigor.



EDUCAÇÃO

A cidade possui uma extensa rede de escolas públicas e particulares, além de um Campus da Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR com os Cursos de Engenharia Hídrica, Ambiental e Administração, além de uma franquia do SENAI.

[editar]
TURISMO

Na cidade existe a tradicional Festa do Rosário. Festa de origem religiosa e cultural, que acontece durante quinze dias nos meses de maio ou junho. Seu início se dá 40 dias após a Páscoa. Nesse dia se dá o início da Novena em honra ao Divino Espírito Santo. Além da festa religiosa a Festa do Rosário apresenta traços culturais que remontam as origens escravas da cidade, com a apresentação dos ternos de Congadas. Além disso, a festa, há muitos anos, apresenta-se como um grande evento profano, com shows, barracas de comidas e bebidas e uma grande reunião de cidadãos e visitantes, que são atraídos principalmente das cidades vizinhas e recentemente muitos vindos de São Paulo.
A cidade ainda possui extensa rede de pesqueiros/ranchos, bem como diversos atrativos naturais tais como cachoeiras, mata atlântica, a Serra de São Gonçalo, Gruta de Santa Luzia, e o Rio Sapucaí.
No turismo histórico, podemos destacar a Casa da Cultura Pedro Mattar Filho, Casarão do Século XIX em estilo colonial brasileiro, onde anexo funciona um museu com artigos que pertenceram a personalidades da cidade.
Ainda há a Igreja do Rosário, erigida em fins do Século XVIII por escravos. Esta Igreja possui imagens originais dos santos de devoção dos escravos como São Elesbão, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário. O Altar-Mor, os altares laterais e grande parte dos ornamentos do interior foram feitos em madeira, em estilo barroco, em um curiosa vertente do estilo.
Também há a Ponte Pênsil, que liga a cidade à Turvolândia. De fabricação alemã, tal ponte possui uma peculiar mas lendária história, que reza que tal ponte veio a ser instalada na cidade por engano, sendo destinada à cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Tal história não passa de lenda visto que todo o material demorou meses até ser totalmente transportado à cidade, por meio de barcos a vapor e carros de boi, e mais tantos meses, quem sabe anos, até sua montagem. Não há data fixada sobre sua construção, mas presuma-se que tenha se dado entre os anos de 1912 e 1918.
O centro da cidade possui vários casarões dos séculos XVIII e XIX, muitos em fase de tombamento pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Artístico local. Cita-se o conjunto arquitetônico da Rua Direita e Praça da Fonte e Praça Alberto Rocha.

[editar]

SAPUCAIENSES FAMOSOS

João Barbosa Rodrigues - Botânico e Naturalista (Segundo alguns historiadores, Barbosa teria nascido na cidade do Rio de Janeiro, o que carece substancialmente de fontes, visto que passou infância e parte a vida adulta entre São Gonçalo e Campanha)
Fernando de Azevedo - professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo

[editar]

MORADORES INLUSTRES


Bárbara Heliodora – Poetisa e esposa do inconfidente Alvarenga Peixoto
Lúcio de Mendonça - advogado, jornalista, magistrado e escritor
Thiers Fleming – Capitão-de-Mar-E-Guerra e Engenheiro Naval
Maria Vicência Bressane - Noiva de Bocage
Manoel Alves de Lemos - Senador na Primeira República
Raimundo CorreiaPolítico e poeta

[editar]


LIGAÇÕES EXTERNAS

Site da Prefeitura Municipal
Coberturas de Festas e Eventos São Gonçalo do Sapucaí e Região




REFERÊNCIA

1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário